Sobre a Revista

Foco e Escopo

A RECEM trata-se de uma publicação em fluxo contínuo Rolling Pass para a publicação de um único número ao ano. Tem como objetivo disseminar pesquisas relacionadas ao ensino e a aprendizagem da Matemática, a formação inicial ou continuada de professores, que versem sobre Educação Matemática na Educação Básica e/ou Superior.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Processo de Avaliação pelos Pares

Autores podem submeter artigos inéditos, sem identificação, desde que se adequem ao foco e escopo da Revista e estejam de acordo com suas Normas.

Os artigos inéditos são submetidos à avaliação anônima realizada por dois pareceristas ad hoc com o sistema blinded review. A avaliação por pares, em duplo cego, pode resultar em:
(i) aprovado sem revisões (ou mínimas revisões);
(ii) Aprovação condicionada às revisões;
(iii) sugestão de ressubmissão (onde receberá novo parecer);
(iv) rejeitado.

Havendo divergência entre pareceristas poderá ser consultado um(a) terceiro(a) parecerista. Após esta terceira avaliação o editor avaliará todos os pareceres e indicações e proferirá o resultado em uma das 4 possibilidades apresentadas acima.

O(s) autor(es) receberá(ão) comunicação relativa aos pareceres emitidos via e-mail. A comissão editorial reserva-se o direito de recusar o texto sobre o qual foram solicitadas ressalvas, caso essas não atendam as solicitações feitas pelos pareceristas. 

A RECEM reserva-se o direito de não aceitar para avaliação mais de uma submissão por autoria ao ano, ou enquanto houver submissão anterior em processo de avaliação.

As opiniões expressas nos artigos publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Comissão Editorial.

A relação de avaliadores ad hoc é publicada no final do ano calendário.

Periodicidade

A RECEM trata-se de uma publicação em fluxo contínuo Rolling Pass para a publicação de um único número a partir do ano de 2022.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Não são cobradas taxas de assinatura, submissão, avaliação, edição ou publicação.

Histórico

Em 1996, a SBEM-SC publicou a 1ª edição da RECEM - Revista Catarinense de Educação Matemática, ainda no formato impresso, com o tema: Feiras de Matemática. Ela pode ser acessada clicando aqui. Não houve publicações posteriormente.

A Diretoria Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do estado de Santa Catarina (SBEM -SC) Gestão 2020-2023, a partir de sua posse, assumiu o compromisso de retomar as atividades da RECEM - Revista Catarinense de Educação Matemática  no ano de 2022.