Sobre a Revista

A Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – RIPEM tem como foco a pesquisa relacionada à Educação Matemática. Nesse ínterim, trabalhos científicos que investiguem o o ensino de matemática, a aprendizagem de matemática, a formação de professores de matemática e que ensinam matemática, a história da matemática e da Educação Matemática, Políticas Públicas, Filosofia da Matemática e da Educação Matemática, assim como, qualquer temática que vincule-se aos Grupos de Trabalho da SBEM, ou que sejam tendências correlacionadas `´a área de Educação Matemática.

Os artigos de pesquisa científica devem estar devidamente embasados nos referenciais teóricos da área de Educação Matemática reconhecidos na literatura científica pertinente . O artigo precisa aprover um breve 'estado da arte' de forma a localizar sua pesquisa frente ao campo em questão, apresentar metodologia coerente  e pergunta de pesquisa explícita (tanto para trabalhos de pesquisa empírica quanto para teórica), de forma a expressar contribuição relevante, em comparação com estudos anteriores, para o conhecimento científico da área de Educação Matemática. A revista destina-se a artigos científicos submetidos em fluxo contínuo ou por meio de dôssies encomendados pela revista, ou de submissão aberta revelados pelo periódico e canais de comunicação da SBEM. Dessa forma, ensaios, projetos, revisões de literatura, relatos de experiência, resenhas e assemelhados não são aceitos nesse periódico. 

A revista é publicada três vezes ao ano e aceita manuscritos redigidos em português, inglês, francês e espanhol.

Grupos de Trabalho da SBEM:

[GT - Nº 01] Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

[GT - Nº 02] Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

[GT - Nº 03] Currículo e Educação Matemática

[GT - Nº 04] Educação Matemática no Ensino Superior

[GT - Nº 05] História da Matemática e Cultura

[GT - Nº 06] Educação Matemática: novas tecnologias e Educação à distância

[GT - Nº 07] Formação de professores que ensinam Matemática

[GT - Nº 08] Avaliação em Educação Matemática

[GT - Nº 09] Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática

[GT - Nº 10] Modelagem Matemática

[GT - Nº 11] Filosofia da Educação Matemática

[GT - Nº 12] Educação Estatística

[GT - Nº 13] Diferença, Inclusão e Educação Matemática

[GT - Nº 14] GT14 - Didática da Matemática

[GT - Nº 15] GT15 - História da Educação Matemática

Em relação ao seu formato, a revista tem periodicidade trimestral e estrutura interna dividida a artigos científicos correlacionados ao escopo da revista. Também, possibilita a sugestão de dossiês específicos, a qual deve ser encaminhada ao editor-chefe.