Aprendizagem Colaborativa de Docentes por meio do GeoGebra

Autores

  • Alexander Pires da Silva SEEDUC-RJ

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i3.3083

Palavras-chave:

Formação continuada. Tecnologias digitais. Aprendizagem colaborativa. Professores que ensinam matemática. Ensino remoto

Resumo

GEOMETRIA: ensinando e visualizando no GeoGebra App foi um plano de ação de formação, do programa SBEM-FormAção, para professores da Educação Infantil e dos anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para organizar este curso de formação, buscaram-se aportes teórico-metodológicos que atendessem os pressupostos estabelecidos por este programa. Este artigo, em particular, além de apresentar os aportes teórico-metodológicos empreendidos neste curso, aponta observações sobre a interação e a aprendizagem colaborativa de docentes, em relação ao Ensino de Geometria, por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para isso, apresentamos uma breve revisão de literatura sobre o ensino de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dada uma sequência de tarefas para AVA, elaboradas a partir de princípios metodológicos, é possível observar como elas auxiliam uma equipe colaborativa de aprendizes a ser protagonista da sua aprendizagem. No entanto, há pouco embasamento teórico para elaboração de tarefas para esse contexto.

Referências

Bairral, M. (Org.). (2015). Vertentes da Subversão na Produção científica em Educação Matemática: As tecnologias digitais potencializando a insubordinação criativa no currículo da formação inicial de professores de Matemática (pp. 303-323). Campinas, SP: Mercado de Letras.

Bairral, M. (Org.). (2013). O uso de chat e de fórum de discussão em uma educação matemática inclusiva: Desatando nós em um fórum de discussão com futuros professores de matemática (pp. 37–64). Seropédica, RJ: Edur.

Bairral, M. (2012). Tecnologia da informação e comunicação na formação e educação matemática: Interação e aprendizagem em ambientes virtuais (pp.77-80). Seropédica, RJ: Edur.

Brasil, SEF. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf

Brasil, MEC. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Barbosa, A. (2017). Formação Continuada de Professores para o Ensino de Geometria nos Anos Iniciais: Um olhar a partir PNAIC. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, Brasil.

Frant, J. & Kindel, D. (Org.). O uso do chat e de fórum de discussão em uma educação matemática inclusiva: Interações discursivas em ambiente virtual síncrono: Licenciandos discutem sobre infinito (pp.113-143). Seropédica, RJ: Edur.

Henrique, M. (2017). GeoGebra no clique e na palma das mãos: contribuição de uma dinâmica de conceitos geométricos com alunos do Ensino Fundamental. Dissertação de mestrado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, Brasil.

Nardy, G.; Vicente, I. & Rocha, S. (Org.). (2015). Narrativas de Práticas e de Aprendizagem Docente em Matemática: Explorando práticas pedagógicas em geometria no Ensino Fundamental (pp. 67-82). São Carlos, SP: Pedro & João Editores.

Scheffer, N. (Org.). (2012). O LEM na Discussão de Conceitos de Geometria a partir das Mídias: dobradura e software dinâmico. In: Lorenzato, S. (Org). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. (pp. 93-112). Campinas, SP: Autores Associados.

Powell, A. & Pazuch, V. (2016). Tarefas e justificativas de professores em ambientes virtuais colaborativos de geometria dinâmica. Zetetike, 24(2), 191-207. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646517/13417

Settimy, T. (2018). Visualização em sala de aula utilizando recursos didáticos variados. Dissertação de mestrado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, Brasil.

Teixeira, A. & Mussato, S. (2020). Contribuições do software GeoGebra nas aulas com sólidos geométricos de faces planas nos anos iniciais do ensino fundamental. Reamec, 8(3), 459-466. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10835/7625

Publicado

2022-05-20

Como Citar

Silva, A. P. da. (2022). Aprendizagem Colaborativa de Docentes por meio do GeoGebra. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 12(3), 150-168. https://doi.org/10.37001/ripem.v12i3.3083